António Zeferino o atleta mais Olímpico de todos os cabo-verdianos

António Zeferino o atleta mais Olímpico de todos os cabo-verdianos

Partilhar com amigos

António Carlos Pina Zeferino, nascido na Praia-Santiago dia 17 de Janeiro de 1966, filho de Veríssimo Zeferino aposentado das finanças e mãe Zulmira Fontes que faleceu nos EUA, casado com Lurdes Leal Zeferino, duas filhas Angela psicóloga Clínica na Liga Portuguesa Contra o Cancro e Catarina, está no 3º ano do Curso de Comunicação, é atleta cabo-verdiano especializado em corridas de longa distância, maratona e meia maratona.

Depois de se aposentar das competições, é agora professor NP Agrupamento Alcaides de Faria de Inglês e Desporto Escolar Atletismo, vive em Galegos São Martinho-Barcelos- Portugal, atleta que competia muitas vezes nos EUA, Portugal e Espanha, tendo treinado em Rhode Island, para participar na sua primeira maratona de 42 kms 197 USA. E, lá nas terras do Tio Sam mora o seu treinador que o atleta tem um grande orgulho, um americano chamado Dick August, licenciado pela Universidade de Havard. Em Portugal teve o apoio do treinador João Campos, ex-treinador da Campeã Olímpica Fernanda Ribeiro. O seu primeiro Clube em Portugal foi o Núcleo Desportivo da Silva- Barcelos que ele era seminarista da Congregação do Espírito Santo, Clube André Soares de Braga-Portugal e o Clube Johnson Whales de Providence- USA.

Esse atleta cabo-verdiano esteve nos Campeonatos Mundiais de Meia Maratona de 1998, 1999 e 2003 da IAAF, terminando em 117º, 91º e 7º lugares respectivamente.

Essa prova teve o seu término no ano de 199/2000 IAAF World Cross Country Championchips, tendo terminado em 141º e 145º lugares.

Tricampeão olímpico, e, competiu pela primeira vez por Cabo Verde num encontro em Maia-Portugal, estabelecendo um recorde nacional nos 3.000 metros, com obstáculos, que ainda hoje se mantém. Foi chefe de missão dos Jogos de Beijing, Singapura, Londres e Botsawana.

– Em 1996 nos Jogos Olímpicos de Atlanta, fez história juntamente com Henry Andrade e Isménia Frederico, tornando-se os primeiros atletas a representar essa pequena nação africana nesses Jogos Olímpicos, que terminou em 94º lugar com o tempo de 2.34,13segundos.

         – Em 1997 competiu no Campeonato do Mundo, terminando em 37º lugar na maratona com o tempo de 2.25,26 segundos.

         – Em 1999, fez o seu melhor tempo na maratona de Sevilha, com 2.23,16 segundos.

         – Nesse mesmo ano, ou seja, de 1999, terminou a maratona com o tempo de 2.26,03 segundos, ficando na 39ª posição.

         – Em 2000 nos Jogos Olímpicos de Sidney, Zeferino melhorou o seu tempo em relação a quatro anos antes quedando-se em 67º lugar com o tempo de 2.29,46 segundos.

         – Em 2001 no Campeonato do Mundo terminou a maratona no 51º lugar com o tempo de 2.32,46 segundos.

         – Em 2004 nos Jogos de Atenas, coim 38 anos terminou a prova de maratona no 78º lugar com o tempo de 2.36,22 segundos.

  • Campeão Nacional 3 vezes em Portugal Veterano pelo Clube- FC Os Ceramistas de Galegos de São Martinho- Barcelos,

António Zeferino o Sportsmídia sabe que é o atleta mais Olímpico de todos os cabo-verdianos, portanto, com este curriculum invejável, será sempre uma referência para as gerações vindouras.

Prova disso, que António Zeferino, está a escrever um livro IIª Edição do seu trajecto de vida académica, desportiva e social, com mais de duzentas páginas.

SPORTSMÍDIA  

 

Partilhar com amigos

Comentários

comentarios

Leave a Comment

(required)

(required)

five + 16 =