Amarante comemora 84 anos

Partilhar com amigos

O Grémio Desportivo Amarante de São Vicente completou hoje (02) oitenta e quatro anos de existência. A equipa que tem como lema Sempre á Frente foi buscar o nome num antigo guarda-redes do Vitória de Setúbal de Portugal, uma proposta de Alberto Borges, conforme Manuel Ramos (Nena) numa monografia.

Segundo o mesmo documento as cores e o estilo da camisola foi inspirada no Boca Juniors da Argentina. Recentemente os dois clubes iniciaram contactos para o estabelecimento de relações institucionais, conforme o Presidente da Direcção, Nuno Leite.

Antes da Independência, representou a ilha no Campeonato de Cabo Verde de 1961, tendo perdido no Estádio Municipal de Santiago contra o Sporting da Praia, por 1 a 0.

Na época, o vice-campeão da província tinha jogadores como: Curuca, Luís, Adriano, Patinho I, Pina, Tony, Patinha I, Preta, Pará, Toi de Cacai, Djack de Beta, Patinha II e Churrasco.

O clube aureo-azul voltaria a representar São Vicente, quase quatro décadas depois, em 1999. Desta vez, não facilitou e sagrou-se pela primeira vez, campeão da Republica de Cabo Verde.

Após terminar a fase de grupos em primeiro lugar, na primeira mão d decisão do título, no Estádio Alcindo Nascimento, venceu o Vulcânico do Fogo, por 2 a 1, golos de Tchitche e Rubón.

Na finalissima no Estádio 5 de Julho em São Filipe, Rubón voltou a marcar, a partida terminou empatada 1 a 1 e a equipa treinada por Armando Soares (Armandin) entrou para a história como a única a sagrar-se Campeã da Republica de Cabo Verde na única participação no Nacional.

Deixaram seu nome gravado na história aureo-azul, jogadores como: Djon de Lúcia, Eurico Paradise, Duda, Adilson, Nando, Djulai, Ayrton, Djon Mudo, Jerry, Tchitche, Top’s, Neck, Rubón, Caíuca, Bubista, entre outros.

Depois de décadas entre os grandes sãovicentinos, em 2016 o clube não aguentou e caiu para a segunda divisão, escalão onde se encontra até hoje. Este ano, quando lideravara a segundona e preparava a volta ao G8, eis que a pandemia do COVID 19 interrompe a época desportiva.

Partilhar com amigos

Comentários

comentarios

Attachment

Leave a Comment

(required)

(required)

fifteen − nine =