Alcides Lima (Tchida) faria hoje 77 anos

Alcides Lima (Tchida) faria hoje 77 anos

Partilhar com amigos

No dia 16 de Outubro de 1943, nascia um ser do sexo masculino a quem foi posto o nome de Alcides Silva Gomes Lima, (Tchida), como era conhecido vulgarmente, se fosse vivo hoje completaria 77 anos de idade.

Esse bancário e antigo treinador de futebol ainda é o líder do ranking dos treinadores com mais títulos de Campeão Nacional de Futebol de Cabo Verde, com 5 títulos conquistados.

O antigo e carismático treinador mindelense “Tchida” que levou o Clube Sportivo Mindelense a conquistar (4) títulos de campeão nacional de futebol, épocas (1976, 1977, 1981 e 1988) e por fim o Dérby em 2000, continua a liderar o lote restrito de treinadores (10) que já conquistaram o troféu, dirigiu vários clubes em São Vicente.

Como treinador de futebol, Tchida começou no Amarante mas fez carreira e nome ao serviço do emblemático Clube Sportivo Mindelense onde conquistou vários títulos regionais e nacionais, Taça de Cabo Verde, Inter-Ilhas e dezenas de torneios. Foi treinador da Selecção Nacional de Futebol no Torneio 3º Aniversário da Independência realizado na Cidade da Praia e levou Cabo Verde a sua primeira final onde perdeu por 1 a 0 com Angola. Antes derrotou a Guiné Bissau por 2 a 1.

Hoje é um dia de grandes recordações, pois, Tchida para além de meu amigo pessoal, foi meu treinador, fui adjunto dele, colegas de profissão incentivando-me  a ir trabalhar no Banco de Cabo Verde, meu confidente e mais, meu compadre.

Tchida nunca me perdoou, pois, ele queria que eu fosse treinador de futebol e nunca comentarista/analista.

No discurso fúnebre tive a coragem de dizer, que no dia 2 de Junho de 2010, calou uma das vozes mais polémicas do desporto cabo-verdiano.

No primeiro aniversário desse Portal de Desporto de Cabo Verde, Sportsmídia, Tchida foi homenageado a título póstumo.

SPORTSMÍDIA

Partilhar com amigos

Comentários

comentarios

Attachment

Leave a Comment

(required)

(required)

3 × 3 =