Adeus Prigoso

Partilhar com amigos

O antigo lateral direito internacional Manuel Andrade (Prigoso) faleceu ontem (20) em São Vicente, por volta das 23 horas.

Possante e veloz, o jogador foi uma das figuras de destaque do Derby na primeira metade da década de 80, quando o clube ganhou quatro regionais seguidos e um Nacional.

Em 83 ele ficou marcado pelo lance na final do Nacional que originou o segundo golo da Académica Operária da Boa Vista que derrotou os derbianos por 2 a 0, em pleno Estádio da Fontinha.

No ano seguinte entrou para a história derbiana ao fazer parte da equipa que venceu o primeiro Campeonato Nacional para o emblema azul e branco. Na decisão do título através de grandes penalidades, falhou o seu pontapé mas o Derby venceu a Académica do Sal.

Mais tarde Prigoso trocou o Derby pelo rival Mindelense, onde brilhou e sagrou-se campeão Nacional 1990. Na segunda partida da primeira eliminatória marcou um grande golo ao Juventude do Sal. Arrancou em velocidade do meio campo, deixou todos para trás, fintou o guarda-redes e tocou para o fundo das redes.

Sua raça levou-lhe a ser chamado por Carlos Alhinho para Seleção Nacional que em 86 iria disputar a Taça Amílcar Cabral no Senegal e que acabou desconvocada por ter na maioria jogadores que atuavam em clubes de São Vicente.

Dois anos depois, ele foi chamado por Armando Soares (Armandin) para defender o País na mesma competição, desta vez em Bissau. Foi titular na celebre vitória nos descontos por 3 a 2 sobre e Mauritânia, tendo sido substituído por Gab’s e no empate 1 a 1 contra a Guiné Conakry.

O enterro de Prigoso está previsto para hoje às 15 e 30 horas.

Partilhar com amigos

Comentários

comentarios

Attachment

Leave a Comment

(required)

(required)

20 + sixteen =