A Ilha do Sal recebe o maior Fórum Africano da Igualdade do Género no Desporto

A Ilha do Sal recebe o maior Fórum Africano da Igualdade do Género no Desporto

Partilhar com amigos

O maior Fórum Africano da Igualdade de Género no Desporto, promovido pela Associação dos Comités Nacionais Olímpicos Africanos (ACNOA), vai ser realizado próximos dias 2 e 3 de Outubro na ilha do Sal.

A cerimónia de abertura ddesse fórum é no Salão de Conferências do Hotel Dunas, pelas 09:00 do dia 02, e conta com a presença do Presidente da República, José Maria Neves, do Presidente da ACNOA, Mustafa Berraf e da Presidente do Comité Olímpico Cabo-verdiano, Filomena Fortes.

Um enorme desafio que cada vez tem enfrentado o desporto é a pouca presença feminina, nas diversas áreas do setor, nomeadamente na liderança, na prática, no staff técnico e na administração.

O Sportsmídia sabe que este grande evento vai na sua segunda edição irá trazer dois representantes de 54 países africanos e mais especialistas ao redor do mundo, à ilha do Sal, para debater e traçar estratégias para a
promoção e da inclusão das mulheres no setor desportivo nas diversas áreas constantes.

Um dos grandes convidados deste Fórum é o Príncipe da Jordânia e membro da Comissão Executiva do Comité Olímpico Internacional, Feisal Al Hussein, que será recebido com honras de Estado pela Presidência da República de Cabo Verde, que também apoia este este evento.

Júnior Fernandes em Itália para disputar para o Mundial de remo Beach Sprint 2023

 

O atleta natural de São Lourenço dos Órgãos, ilha de Santiago, que treinava diariamente no Rio Tejo, mostrou-se confiante em relação à competição em Itália, acredita que tem possibilidade de ganhar uma medalha, para depois focar-se para ir à Tunísia para o apuramento para os Jogos Olímpicos de Paris 2024.

O cabo-verdiano Júnior Fernandes já se encontra em Itália para participar nos finais do Mundial de Remo Beach Sprint 2023, que acontece em Barletta, de sexta-feira, 29, a 01 de Outubro.

Júnior Fernandes estava em Portugal desde o início de Julho em estágio de preparação na Associação Naval de Lisboa, tem treinado muito e está bem na parte física, como técnica, com o apoio dos dois treinadores, sendo José Leitão que o acompanha mais directamente nos seus treinos, e Madalena Ferreira, que o acompanha nas provas internacionais.

Aliás, esse atleta cabo-verdiano viajou acompanhado da treinadora Madalena Ferreira, e, fez a sua primeira participação nos finais do Mundial de Remo Beach Sprint 2023, ontem sexta-feira, 29, às 12,00 locais.

Fernandes teve o seu primeiro contacto com o remo, em 2019, na primeira edição dos Jogos de Praia, na ilha do Sal e três meses depois participou no apuramento para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, que não conseguiu a qualificação.

Em 2023 participou na segunda edição dos Jogos Africanos de Praia, na Tunísia, e nos poucos meses em Portugal, participou numa competição em Figueira da Foz que ficou em sexto lugar e outra no Barreiro que ficou na primeira posição.

Para além de Cabo Verde, do continente africano estão inscritos nos Finais do Mundial de Remo Beach Sprint 2023, Egipto, Marrocos, África do Sul e Tunísia, juntamente com mais 37 países de todo o mundo.

SPORTSMÍDIA

 

Partilhar com amigos

Comentários

comentarios

Attachment

Leave a Comment

(required)

(required)

17 + six =