A Federação Cabo-Verdiana Futebol homenageia os primeiros internacionais

A Federação Cabo-Verdiana Futebol homenageia os primeiros internacionais

Partilhar com amigos

A primeira convocatória de uma selecção nacional de futebol, depois da independência nacional saiu há 40 anos, ou seja, no longínquo ano de 1978.

A Federação Cabo-Verdiana de Futebol num gesto de reconhecimento, resolveu homenagear alguns daqueles que o vice-presidente da FCF, chamou de heróis.

Entre eles aqui em São Vicente figuram Armandinho, Calú Pitão e Cadino a título póstumo, representado pelo filho Valdir da Luz, que adiantou ao Sportsmídia, que infelizmente nunca viu o pai jogar, porque por capricho do destino, nasceu no ano que ele deixou o futebol.

O ex-central do Derby e do Mindelense Mané Djodje que vive actualmente em França, esteve presente, e, também vestiu a camisola verde, pois, foi homenageado na Cidade da Praia, juntamente com a viúva do guarda-redes Quim, Branco, Zé di Nhana, Macuna, jogadores que fizeram parte dessa primeira convocatória, e, que gozam de um grande prestígio no seio da comunidade desportiva cabo-verdiana.

Inácio Carvalho (Bala), vice-presidente que falava em nome da instância do futebol em Cabo Verde, disse que quem vai longe, são aqueles que acreditam, e, têm fé, para que, o sonho se torne realidade, dizendo um muito obrigado por tudo aquilo que fizeram em prol do desenvolvimento de futebol cabo-verdiano.

Estiveram presentes nesta singela, mas significativa homenagem, além dos familiares dos homenageados, o vereador do desporto da Câmara Municipal de São Vicente, presidente da ARFSV, dirigentes federativos, presidentes de clubes, treinadores e amantes do futebol no geral.

Todos os homenageados reconheceram o gesto da direcção da FCF, mas apelam, que as homenagens não fiquem por aqui, porque existem outros jogadores que deram a sua contribuição para a valorização do futebol cabo-verdiano.

Armandinho Soares falou em nome dos homenageados, e, lembrou daqueles que já não estão no mundo dos vivos, casos por exemplo, Cadino, Quim, Rubom e de Djô de Pedra de Lume que também merece ser lembrado porque foram eles que começaram a mostrar aos amantes do desporto-rei a primeira selecção nacional de futebol depois da independência nacional.

SPORTSMÍDIA

 

Partilhar com amigos

Comentários

comentarios

Leave a Comment

(required)

(required)

twelve + six =