A estrela suíça do basquetebol 3X3 Dahlia Monteiro foi designada Embaixadora do Fiba Open 2018

A estrela suíça do basquetebol 3X3 Dahlia Monteiro foi designada Embaixadora do Fiba Open 2018

Partilhar com amigos

Dahlia Miranda Monteiro filha de pais cabo-verdianos, Ilídio Monteiro e Leny Miranda, nasceu na Suíça e tem actualmente 18 anos, ganhou a Medalha de Ouro na competição Skills Contest da Copa do Mundo U18 3X3 2017, e, agora é recompensada ao ser nomeada a Embaixadora FIBA OPEN 2018.

Com a conquista da medalha de ouro essa jovem, que é membro da diáspora cabo-verdiana na Suíça, conseguiu essa grande proeza, que enche de orgulho aos cabo-verdianos e suíços, e, os pais estão de parabéns por apostarem nas habilidades da filha.

Essa estrela suíça começou a jogar basquetebol tinha apenas 6 anos e na rua. Foi em 2015 que surgiu a primeira Edição do FIBA OPEN, e, que se descobriu o basquetebol 3X3 na sua forma oficial.

O basquetebol 3X3 é muito táctico e mais físico que o tradicional. Depois de ter participado no Campeonato de Europa com a equipa da Suíça 5X5, ela é selecionada pela primeira vez para a categoria de 3X3 para ir disputar o Campeonato do Mundo U18 em Chengdu na China. Dahlia foi muito apreciada nessa competição porque foi defrontar as melhores atletas jovens do mundo. Ela defrontou a número 1 en High School nos Estados Unidos, e, foi já em Chengdu que o seu treinador lhe tinha selecionado para representar a Suíça na competição de Skills Contest apesar do pouco tempo de preparação. Ela qualificou-se para as meias finais e ela ganhou a espanhola Aina Ayuso e foi defrontar na final a argentina Josefina Torruela, e, conseguiu o primeiro lugar depois de dois dias de intensa competição, conseguiu sobrevoar e chegar a toda a velocidade à frente do cesto para o último lay-up, que ela falhou. Ela ganhou, no entanto, avanço suficiente durante o percurso para ter tempo para recuperar a bola e tentar novamente a sua sorte de forma a registar o lay-up mesmo na frente da Argentina, tornando-se campeã mundial do Skills Contest, conquistando a almejada Medalha de Ouro para o seu país.

A jovem líder não pretende parar por aqui, ela sonha em ir jogar numa Universidade nos Estados Unidos e levar a Suíça para as Olímpiadas:

“ Graças ao 3X3, é possível, essa forma de jogo dá muitas oportunidades aos países pequenos, afirmou.

O Sportsmídia sabe que quando ela soube que se ia tornar Embaixadora do FIBA OPEN 2018, Dahlia nem queria acreditar “ Isso para soa estranho afirmou, eu queria inscrever-me, até tinha reunido uma equipa”. Uma vez que ela se lesionou e não pode jogar, ela vê nisso uma forma de poder participar na mesma festa. “ Estou feliz em representar as pessoas da minha geração, de poder promover o 3X3”.

A campeã mundial estará presente durante dois dias do FIBA OPEN para dar conselhos durante o Skills Challenge, apresentar a sua medalha e até mostrar alguns “movimentos” que ela possa conseguir fazer, não obstante a sua lesão.

Dahlia Monteiro hoje esteve na Cidade Velha e está a aproveitar uns dias na terra dos pais.

SPORTSMÍDIA   

Partilhar com amigos

Comentários

comentarios

Leave a Comment

(required)

(required)

ten − two =