Cabo Verde no Mundial de Teqball

Cabo Verde no Mundial de Teqball

Partilhar com amigos

O Teqball é um desporto que mistura futebol com Ténis de Mesa, em vez de raquetes usa-se o corpo para lançar a bola, que não é de Ping-Pong, mas sim de futebol.

A modalidade surgiu na Hungria em 2014 e tem conquistado diversos craques no mundo inteiro, contando já com Campeonato Mundial de Teqball.

Segundo disse ao Sportsmídia Rodrigo Bejerano, foi durante nos Jogos Africanos de Praia na ilha do Sal, foi abordado pelos dirigentes da Federação  Internacional de TEQBALL, com o objetivo de introduzir e desenvolver este  desporto em Cabo Verde.

Durante estes últimos meses e até agora mantiveram contato e intercâmbio de informações e documentos (propostas) para implementar um plano real e adaptado a realidade cabo-verdiana.

Entre minhas propostas está a criação de Associações Regionais, introdução da modalidade nas escolas primárias e secundárias, cursos de formação e propor o país como sede de uma das Séries Mundiais de TEQBALL já a partir de 2020, como atractivo desportivo e turístico.

Segundo Bejarano, na sexta- feiraria passada recebeu um convite pessoal e especial para assistir o Campeonato Mundial de TEQBALL 2019, (5-9 Dezembro) em Budapeste, Hungria.

Como em ocasiões anteriores, imediatamente ele manifestou a sua satisfação pelo convite, mas ao mesmo tempo solicitou a participação de pelo menos uma dupla masculina de atletas cabo-verdianos para participar no Campeonato Mundial e assegurar a presença de Cabo Verde pela primeira vez neste evento Mundial.

A ideia seria convocar e levar a dupla de Atletas da ilha de Sal que representou Cabo Verde no Campeonato Africano de Praia e que subiu ao pódio nessa ocasião.

Depois de vários contactos através de mensagens com representantes da Federação Internacional, foi informado que a organização vai custear a participação dos dois atletas (Rodirley Duarte/Ekson da Graça) e do treinador João Augusto Cabral.

Na realidade não vai ser fácil, conseguir o pódio, mas a nossa bandeira estará nos palcos mundiais pela primeira vez nesta modalidade, coisa que nos deixará felizes e orgulhosos com certeza, foi avançando Rodrigo Bejarano.

Os  contactos  com o Comité Olímpico Cabo-Verdiano (COC), pzrz serem parceiros nessa aventura, estão muito bem avançados.

SPORTSMÍDIA

Partilhar com amigos

Comentários

comentarios

Attachment

Leave a Comment

(required)

(required)

11 + fourteen =