3 de Dezembro dia de homenagear aqueles que cuidam de pessoas com deficiência

Partilhar com amigos

A Assembleia Geral das Nações Unidas – ONU,  no dia 14 de Outubro de 1992, decidiu que o dia 3 de Dezembro com o objetivo de refletir e pôr em prática os melhores métodos para garantir uma boa qualidade de vida e dignidade para todas as pessoas que sofrem com algum tipo de deficiência.

O presidente do Comité Paralímpico Cabo-Verdiano, Rodrigo Bejarano disse ao Sportsmídia, que hoje é um dia para reconhecer, especialmente aos pais, responsáveis e profissionais que acompanham e cuidam, para que, as pessoas com deficiências continuem a ser respeitadas e reconhecidos seus direitos, e que a Família Paralímpica de Cabo Verde, sente que está a colaborar para a inclusão  das Pessoas com Deficiências na sociedade.

A cada ano o tema deste dia é baseado no objetivo do exercício pleno dos direitos humanos e da participação na sociedade.

Heidilene Oliveira, atleta paralímpica que faz parte do T12, de baixa visão, ainda não é invisual, é campeã dos 100 metros, e, que foi convocada para a Selecção Nacional, e, que ficou qualificada para os Jogos Paralímpicos de Tóquio em 2021, devido ao adiamento dos jogos, por causa da pandemia, defende que  pessoas com deficiência física, não podem deixar de lutar pelos seus sonhos e objectivos, e, exigindo que haja mais inclusão social, não só no desporto, mas também na própria sociedade civil, à nível profissional.

Neste ano, o tema proposto pela ONU é “Construindo Melhor, em direção a um mundo pós-Covid-19 inclusivo, acessível e sustentável”.

SPORTSMÍDIA

 

Partilhar com amigos

Comentários

comentarios

Attachment

Leave a Comment

(required)

(required)

two × 3 =