11ª Edição da Corrida de Liberdade

11ª Edição da Corrida de Liberdade

Partilhar com amigos

A Corrida de Liberdade foi instituída em 2009, e, este ano de 2019 será a sua 11ª Edição.

A figura de proa para a prova do próximo ano dia 13 de Janeiro, que assinala a data das primeiras eleições multipartidárias em Cabo Verde em 1991, é o antigo futebolista Neno (Adelino Augusto Barbosa Barros) português de origem cabo-verdiana, prevendo-se ter a participação de mais de cinco mil pessoas em todas as actividades.

Em outras edições deste evento internacional, marcaram presença o já falecido Pantera Negra (Eusébio), Pedro Mantorras, Luís Filipe Vieira, o judoca Nuno Delgado e as atletas Fernanda Ribeiro e Rosa Mota entre outros, figuas que engrandecem essa prova.

O Sportsmídia sabe que a prova principal é a Meia Maratona de 21 Kms para atletas profissionais-masculinos e femininos- que tem partida no Centro Histórico da Praia (Plateau) e meta no Estádio da Várzea.

A grande novidade é que a Corrida de Liberdade terá apoio técnico de uma equipa portuguesa na cronometragem oficial, permitindo que todos os participantes acedam ao vídeo e ao tempo logo que cortarem a meta e emitir o certificado de participação, via on-line, cerca de dez minutos do término, ou seja, de terem cortado a meta.

A Corrida de 10 Kms é para atletas não profissionais, corrida de jovens dedicadas às escolas secundárias da ilha de Santiago e uma marcha de 4 kms para crianças e pessoas já de uma certa idade, onde devem participar um número significativo de pessoas.

A Câmara Municipal da Praia, a instituição organizadora do evento, espera a presença de mais de cinco mil pessoas em todas as actividades e cerca de 450 atletas nas provas premiadas, como exemplo a de 21 KMs (Meia Maratona) o primeiro classificado arrecadará cento e cinquenta mil escudos (150.000.00 ) e o primeiro de 10 Kms vinte mil escudos (20.000.00).

A Corrida de Liberdade está orçada em 10 milhões de escudos, e um milhão é destinado aos prémios, tendo como parceira e responsável pela logística da prova a Federação Cabo-Verdiana de Atletismo.

Praia assinala o Dia da Liberdade, 13 de Janeiro, com a Corrida de Liberdade, prova imbuída do espírito de participação massiva, como forma de homenagear todos que de alguma forma contribuíram para o que país fosse hoje um Estado Democrático.

SPORTSMÍDIA

Partilhar com amigos

Comentários

comentarios

Leave a Comment

(required)

(required)

17 − 9 =